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3 MAIORES DESAFIOS DA LIDERANÇA

THIAGO MORAIS MENEZES

Fundador da [acelera]^ gestão

O mundo está em constante mudança, as empresas estão em constante mudanças e as pessoas estão em constante mudança. Diante desse cenário, os líderes vivenciam novos desafios e constante necessidade de adaptação. Os modelos de liderança e gestão do passado já não respondem às condições atuais.


A partir das nossas experiências de consultoria com líderes de empresas de diferentes segmentos, porte e regiões do país, identificamos desafios similares que os cercam. Essa lista está longe de ser uma unanimidade, tão pouco se propõe a essa finalidade. O objetivo dela é contribuir com o debate a cerca do tema e apoiar líderes no seu desenvolvimento.


Desafio 1: CONSTÂNCIA DE PROPÓSITO


Talvez um dos grandes desafios da liderança seja construir um ambiente em que as decisões e comportamentos de todas as pessoas da organização estejam alinhados aos objetivos da organização. Em um ambiente que o cenário muda constantemente é razoável que os objetivos mudem com maior velocidade “forçando” os líderes a mudarem suas comunicações. Essas frequentes mudanças geram diversos efeitos secundários, tais como inseguranças, insatisfações, desalinhamentos, desperdícios etc.


A solução para evitar tais prejuízos passa por estabelecer e comunicar eficazmente propósitos e valores perenes. Diretrizes macro que possibilitem às organizações adaptarem-se (ao invés de mudar) às diferentes condições que o negócio necessite.


Desafio 2: MODELOS MENTAIS DIFERENTES


Há alguns anos atrás, os líderes estimulavam suas equipes através de um sistema padronizado de incentivo e reconhecimento. Havia um modelo mental preponderante nas empresas como reflexo de uma região geográfica e das poucas gerações presentes. Hoje, diferentes naturalidades, nacionalidades, gerações, gêneros, tribos e experiências estão presentes na grande maioria das organizações.


O líder atual precisa ser sensível a essa realidade, reconhecendo que as pessoas, seus perfis comportamentais e suas visões de vida são diferentes. Esperar que os colaboradores se adaptem ao “chefe” pode demorar muito tempo e, talvez, o turnover nunca permita que esse momento chegue. Convém que o líder desenvolva essa habilidade!


Desafio 3: ESCASSEZ


Lembro da última empresa em que um gestor me disse: “Aqui temos recursos abundantes, investimentos altos e muitas pessoas”. O nome dessa empresa era... na verdade nunca escutei isso. Pouco pessoal, recursos técnicos e financeiros restritos, muitos projetos e grandes desafios é a realidade das atuais organizações.


Priorizar já é uma competência básica, mas com as constantes mudanças essa tarefa torna-se mais complexa. No livro O Modelo Toyota de Liderança Lean, escrito por Jeffrey Liker e Gary Convis, fala que a mentalidade de Retorno Sobre Investimento (famoso payback) é, talvez, a maior barreira para construir uma cultura viável de melhoria contínua.


Para construir uma cultura organizacional de melhoria contínua, os líderes precisam priorizar projetos e recursos com olhar de longo prazo alinhado aos propósitos da organização. Somente com esse olhar, investimentos em P&D, treinamento, gestão e desenvolvimento da liderança serão viabilizados.



Photo credit: mokolabs on Visualhunt.com / CC BY-NC-ND


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