logo transparente.png

A CAPACIDADE DO LÍDER EM REALINHAR A ESTRATÉGIA

ISAAC SANTOS ARAÚJO

Division Quality Manager - Parker Hannifin Corporation

Estabelecer uma visão integral da situação da equipe, da cultura da empresa e da situação econômica atual em que se encontra inserido, é uma capacidade peculiar e destacada para os líderes atuais. Entenda-se também, neste contexto de visão integral, a habilidade de unir este tripé ao entendimento da reação da equipe frente as situações desafiadoras e até mesmo reestruturações.


Um dos grandes desafios dos líderes nesta inevitável mudança que acontece com mais frequência nas empresas atualmente, trata-se de não apenas superar as crises, reestruturar as equipes e redistribuir atividades, vai muito além disso. Trata-se de realinhar a estratégia considerando uma equipe reduzida, pessoas com receio de perder seus empregos e muitas vezes os mesmos objetivos de entrega, mesmo com reduções de estrutura.


Exatamente neste momento em que recuperando os três tópicos citados no início deste texto, inicia-se um forte aliado para uma crise. Nesta citação de visão integral, um dos tópicos que o líder não possui direta atuação no sentido de resolução, é a situação econômica em que a organização está inserida. Uma vez que o mercado dita muito mais além de regras, o mercado dita uma tendência de consumo e desta forma, alia as empresas aos altos e baixos que a economia enfrenta. Poucas empresas escapam destas ondas, muito poucas!


Entretanto, entender a situação da equipe e o nível da cultura da empresa, está sim na mão do líder. As várias formas de identificar a situação da equipe e entender a dinâmica e a capacidade real do seu time, mostra o envolvimento do líder e o entendimento do que é necessário para realinhar a estratégia. Neste exato sentido, realinhar a estratégia não é uma questão de determinar novos números (Metas tradicionais – Score Card), o sentido vai muito mais além! Trata-se de identificar dentro da sua equipe os reais níveis de entrega do seu time, entender quem realmente está alinhado com a cultura da empresa a fim de suprir os desafios e assumir novas responsabilidades. Refiro-me a estabelecer parcerias, criar novos métodos e mais simples. Aqui neste último, podemos “entrar de cabeça’” no Lean office, metodologia ainda pouco utilizada no Brasil.


Desta forma, quando o líder percebe que sua visão integral está precisa e que os movimentos de realinhar a estratégia são necessários, entra neste momento a execução com maior valor para a equipe: identificar quem são as pessoas que você irá trazer consigo para redefinir juntos a estratégia. Empodere seu time a fim de torná-lo responsável pela entrega, não apenas um executor de atividade.


Um Abraço, Isaac

22 visualizações

QUERO RECEBER

ATUALIZAÇÕES

Entre na nossa comunidade do Whatsapp

icone whats.png

QUERO PARTICIPAR

DO DIÁLOGO !

Faça parte do nosso grupo no Telegram

icone telegram.png

ESTOU GENEROSO

E QUERO CONTRIBUIR !

Compartilhe seu texto sobre gestão

Icone Email.png

Siga nossas páginas nas redes sociais

icone in.png
icone insta.png
icone face.png
logo_acelera.png