logo transparente.png

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CAPITAL HUMANO NA REVOLUÇÃO DIGITAL

MARCIO HANDA

Gerente de Pessoas na A.Yoshii

Todos sabemos e temos conhecimento de que estamos vivendo uma transformação, uma verdadeira revolução, a ERA DIGITAL.


Com o avanço cada vez mais rápido dos recursos tecnológicos, novas formas e metodologias de se fazer e de se produzir surgem com a mesma velocidade e volatilidade com que tais recursos emergem e são disponibilizados de maneira praticamente instantânea dentro da sociedade. Isso acaba por gerar impactos diretos em todos os meios produtivos, e consequentemente o mercado de trabalho.


Porém, enganam-se os que pensam que apenas acompanhar os avanços dessas tecnologias, comprando e adquirindo equipamentos, ferramentas e as mais variadas e diversas formas de inteligência artificial, são garantia de se obter uma vantagem competitiva, dentro de um mundo cada vez mais acirrado e volátil, diga-se de passagem.


Ainda que as novas tecnologias nos surpreendam cada vez mais, dia após dia, o segredo principal para se buscar produtividade, qualidade e competitividade, continua a se chamar “SER HUMANO”.


Mas para que a fórmula funcione e se torne o diferencial almejado, é necessário olhar o ser humano de maneira igualmente diferenciada, até especial se me permitirem.


Por trás de cada processo e de toda atividade realizada, e por trás de cada tecnologia que seja implementada, existe uma pessoa “fazendo acontecer”. E para que ela faça acontecer, com a produtividade e a qualidade desejada, é preciso cuidar com enorme carinho desse capital humano.


Os investimentos na área de pessoas podem possuir um dos maiores ROI (Retorno Sobre Investimento) que uma organização pode atingir, desde que bem estudados, planejados e direcionados. Recrutar, orientar, capacitar e reter talentos, através de um sólido programa de desenvolvimento e valorização se torna então um grande diferencial nos dias atuais.


É necessário treinar e desenvolver com consistência, analisando cada integrante dentro da equipe, baseando-se em indicadores de performance, que vão desde as populares, porém eficientes avaliações de desempenho até novas ferramentas e sistemáticas baseadas em recursos de Inteligência Artificial, que geram as mais variadas possibilidades de análises de dados individuais, por exemplo.


Com isso, é possível trabalhar de forma estratégica todo o capital intelectual existente dentro das organizações, potencializando-as em prol dos resultados das equipes de trabalho e da organização, algo que máquina ou equipamento nenhum no mundo é capaz de gerar por si só.


Cuidar das pessoas, capacitando-as de forma consistente, oferecendo à cada uma delas a liberdade de explorar seus potenciais criativos, colocando-as nos lugares certos e valorizando suas entregas, é o que fará as empresas serem bem-sucedidas hoje e no futuro.

Em um mundo cada vez mais tomado pelas inovações tecnológicas, são as pessoas o maior segredo de sucesso dentro das organizações.

53 visualizações

QUERO RECEBER

ATUALIZAÇÕES

Entre na nossa comunidade do Whatsapp

icone whats.png

QUERO PARTICIPAR

DO DIÁLOGO !

Faça parte do nosso grupo no Telegram

icone telegram.png

ESTOU GENEROSO

E QUERO CONTRIBUIR !

Compartilhe seu texto sobre gestão

Icone Email.png

Siga nossas páginas nas redes sociais

icone in.png
icone insta.png
icone face.png
logo_acelera.png