logo transparente.png

CONFIANÇA, VALE A PENA GASTAR TEMPO COM ISSO?

EVERTON PETER S. DA ROSA

Gestor Comercial e Engenharia de Produto

A vida de um gestor é repleta de desafios e aprendizados. Ao longo de mais de 10 anos, nesta função, uma série de acertos e erros me acompanham. Lá no início a sede por ferramentas, plano de ações, análise de mercado era altíssima, ofuscando, por vezes, a obviedade de que estes são um meio e não um fim para se atingir os objetivos do mundo corporativo.

Com o passar dos anos tenho me ocupado mais com questões subjetivas. Não digo que com isto devemos abrir mão dos mais diversos métodos e instrumentos disponíveis, pois eles são importantes, mas o intangível vem ganhando mais espaço nas minhas prioridades como gestor.

Dentre estas prioridades, convido-os para uma reflexão sobre um elemento chave para atingir os mais diversos objetivos nas empresas de forma sustentável: a relação de confiança entre os integrantes de um time.


Desconsidere aqui aquela confiança ingênua e deturpada do "confiar de olhos fechados", abrindo mão da necessidade do acompanhamento, alinhamento e controle. Nem os mais altos executivos de uma corporação desfrutam desta fantasia. Refiro-me àquela confiança baseada nos pilares do CARÁTER e COMPETÊNCIA.


Destaco que só caráter não é o suficiente para dizer: eu confio! O fator competência é imprescindível. Apenas para ilustrar, se temos uma doença grave e um grande amigo médico de competência questionável, tendemos fortemente a não colocar a nossa saúde nas mãos dele.


Ao haver a genuína confiança entre os integrantes de uma equipe, a liberdade de criar e agir de forma responsável parece brotar naturalmente. Nos permite dar crédito aquela liderança que compartilha uma visão, mas que num primeiro momento parece não fazer sentido. As dificuldades são colocadas na mesa e, com isto, a construção em conjunto de como superar os obstáculos e alcançar os resultados tendem a surgir.


Ok, agora como estabelecer uma relação de confiança com o time? Como desenvolver isto em meio a tantos desafios que nos são impostos no dia a dia?

Na minha visão, um dos principais elementos para a construção de uma confiança verdadeira é o tempo. Não é do dia para a noite que a confiança é estabelecida entre as partes. As adversidades também são ingredientes fantásticos que aceleram este processo.

Como executivo da área comercial, viagens a trabalho fazem parte da minha rotina. Tive muitas oportunidades de viajar com colegas (pares, liderados, líderes, etc). É impressionante como estes momentos ajudam na construção da confiança com aquele que viajamos. Desabafos sobre algumas dificuldades da rotina corporativa, detalhamento melhor da visão e intenções são corriqueiros nestas viagens. Com isto a relação de confiança, SE HOUVER AFINIDADE DE VALORES E ALINHAMENTO DE INTENSÕES, vai se fortalecendo.


Não existe uma receita de bolo que funcione para todos, mas investir um tempo no alinhamento de intenções juntamente com a busca constante pela qualificação técnica parecem ser o caminho para a construção de uma relação de confiança sólida. Investir tempo com o time para isto é fundamental.

Fica aí o nosso grande desafio como gestores.

29 visualizações

QUERO RECEBER

ATUALIZAÇÕES

Entre na nossa comunidade do Whatsapp

icone whats.png

QUERO PARTICIPAR

DO DIÁLOGO !

Faça parte do nosso grupo no Telegram

icone telegram.png

ESTOU GENEROSO

E QUERO CONTRIBUIR !

Compartilhe seu texto sobre gestão

Icone Email.png

Siga nossas páginas nas redes sociais

icone in.png
icone insta.png
icone face.png
logo_acelera.png