logo transparente.png

PLANO + AÇÃO = PLANO DE AÇÃO

EDUARDO MOURA

Administrador | MBA Gestão de Projetos | Gerente Administrativo | Foco em Pessoas e Resultados | Apaixonado por Gestão

Estou lendo o livro “O Poder do Menos” do autor Scott Sonenshein.


Antes de continuar preciso confessar que só comprei o livro para ler por ter na capa uma recomendação do Jim Collins, autor dentre outros do clássico “Feitas para Durar”. Se não tivesse visto essa frase na capa, não teria comprado em virtude do sub-título do livro: “O segredo da alta produtividade”.


Não confio em livros que dizem ter o segredo para algo... mas como o Jim Collins assinou embaixo, resolvi dar uma chance.


Estou pouco menos do que na metade do livro. Ele traz algumas reflexões interessantes até aqui, sendo que toda narrativa foca na escassez de recursos como sendo precursora da criatividade.


Essa na minha opinião sem dúvida alguma é o que fez a Toyota ser que é hoje. Mas isso seria assunto para outro texto.


O que me faz escrever sobre o livro é um questionamento que o autor faz ao Planejamento. Segundo ele somos “programados” para planejar antes de executar desde nossa infância e esse traço levamos junto ao longo de nossa vida adulta e profissional.


E de fato estamos sempre planejando o que fazer, para onde ir, quais os recursos que iremos utilizar, as viabilidades ou não de se fazer algo. Quais são os pontos fortes e fracos, quais são as oportunidades e ameaças... existe uma infinita metodologia de planejamento por aí, com várias vertentes.


Minha ideia aqui não é desqualificar a necessidade ou importância do planejamento, mas dar ênfase a este como apenas uma parte da engrenagem.


Acredito sim que muitas empresas e pessoas se perdem em planos elaborados, cheios de análises e propósitos, pela sua incapacidade de execução. Planejando por tempo indeterminado e quando pensam em executar as premissas já perderam a validade no tempo e espaço.


Acredito sim que o planejamento precisa ser feito, mas deve ser submisso a ação e não o contrário.


Tive um gestor que me dizia quando comecei minha carreira que o mais fácil de tudo era programar.. o difícil mesmo era reprogramar quando algo não saia conforme previsto.


E essa é a capacidade que precisamos desenvolver em nossas organizações.. a capacidade de agir, verificar e corrigir rápido quando necessário.


Sou um fã incondicional da metodologia do PDCA pois ela coloca o planejamento como uma etapa de um ciclo constante e infinito que leva a melhoria contínua.


O ciclo inicia com o planejamento para se ter claro qual a situação atual, qual o resultado desejado e quais as ações a serem executadas para se atingir o resultado. Do planejamento sempre deve sair um plano de ação claro e conciso.


A segunda parte do ciclo é a da execução (DO). A verdade que um plano sem execução não serve de nada. É a ação efetiva que pode catalisar bons resultados.


A terceira etapa do clico é a de verificação (Check). Precisamos saber se as ações que estamos executando estão nos levando ao resultado planejado.


Por fim a última etapa que é a de ajuste (Act). Avaliar e ajustar as ações para que atinjam os resultados esperados e fundamental. Como dissemos no início do texto, planejar é fácil, replanejamento é onde fica o grande desafio.


E a grande eficácia do método é que a ideia de que nunca se chega ao final. Após a verificação de eficácia e ajustes, devemos retornar a primeira etapa de planejamento e buscarmos novas formas de melhoria.


Já li e estudei sobre diversos sistemas e métodos distintos de gestão e o fato é, que todos, de alguma forma ou outra possuem conexão com o PDCA.


Precisamos cada vez mais de equipes engajadas em um propósito único e que estejam constantemente envolvidas em melhorar continuamente.


Por mais Planos de Ação e menos Planejamento.

31 visualizações

QUERO RECEBER

ATUALIZAÇÕES

Entre na nossa comunidade do Whatsapp

icone whats.png

QUERO PARTICIPAR

DO DIÁLOGO !

Faça parte do nosso grupo no Telegram

icone telegram.png

ESTOU GENEROSO

E QUERO CONTRIBUIR !

Compartilhe seu texto sobre gestão

Icone Email.png

Siga nossas páginas nas redes sociais

icone in.png
icone insta.png
icone face.png
logo_acelera.png