logo transparente.png

UMA HISTÓRIA SOBRE INSPIRAÇÃO

Atualizado: Jan 2

WAGNER SANTOS

Gestor de Manutenção

Iniciei minha carreira muito cedo, digo isso porque adorava acompanhar meu pai até a oficina onde ele trabalhava quando criança, e a partir dos 12 anos comecei a usar minhas férias de verão para passar o dia todo acompanhando ele, ajudando nas manutenções de caminhões e escavadeiras.


Aquilo não era trabalho, era aprendizado, pois com ele aprendi sobre mecânica, sobre motores, a usar equipamentos de medição, a me comportar num ambiente profissional, a ter consciência de segurança. Era um local simples e bastante arcaico se comparado as grandes empresas que conhecemos hoje em dia.


Por um bom tempo meu pai foi meu mentor profissional, me ensinou o valor do trabalho e da ética, os valores que até hoje eu valorizo e sigo. Mas somos de gerações diferentes, ele mesmo sendo um empreendedor, buscava a estabilidade, e eu, bem, sou da geração Y, com uma ambição maior de crescimento, ambientes competitivos, pressão diária, e me via num dilema entre o que sentia e necessitava para ser feliz no trabalho ou ouvir os conselhos sobre estabilidade e a postura de não confrontar as pessoas diante de uma divergência de ideias.


Aos 18 anos fui contratado por um cliente de meu pai, para trabalhar na mesma oficina que cresci junto com meu pai, e durante 3 anos pude aprender muito, pois desde o início me colocaram a frente da equipe de manutenção, um jovem sem experiência nenhuma no tratamento com as pessoas liderando 8 pessoas mais velhas, com um pensamento menos ambicioso de vida, o que me fez aprender muito, mas também de querer buscar outros horizontes, passando por algumas empresas mais estruturadas através de estágios em áreas diversas.


Num destes estágios me deram a oportunidade de liderar uma equipe de limpeza com aproximadamente 30 pessoas, homens e mulheres de diversas idades e escolaridades. Novamente em uma função de controle e liderança com 22 anos, num contrato dentro de uma grande indústria multinacional. Foi necessário muito trabalho duro e dedicação para conseguir ser respeitado, e nesses momentos lembrava dos ensinamentos de meu pai, mas também, uma figura mais famosa, um ídolo de infância começou a fazer parte dos meus mantras diários de perseverança, Ayrton Senna. Até hoje sou um fanático por automobilismo, e um grande admirador do trabalho e dedicação deste ídolo do esporte, pois para mim, muito antes da técnica e talento para pilotar um carro a 300Km/h, estava o ser humano que inspirou as equipes por onde trabalhou, a dedicação e perseverança em impor sua vontade em equipes que possuíam grandes estrelas do esporte, para que também fosse visto como um grande profissional.


Em 2007 iniciei minha jornada numa empresa que fabricava componentes eletrônicos para o ramo automotivo, como estagiário da área de manutenção, pois queria voltar para a manutenção, mas agora no ramo industrial, onde há a aplicação de técnicas mais robustas. Eu nem imaginava o que estava por vir.


Com muita dedicação consegui ser o único dos estagiários a ser efetivado em pleno congelamento de contratações devido à crise econômica de 2008, e iniciei minha relação de pupilo com meu antigo gerente. Este gerente foi um divisor de águas na minha carreira de duas maneiras, uma delas, nasceu do fato de ele ser um fanático por tecnologia e um admirador da empresa Apple e de seu fundador Steve Jobs. Em 2011, após alguns anos ouvindo-o falar das inovações da Apple e das façanhas de Steve Jobs resolvi ler a biografia conforme indicação deste gerente, e durante esta leitura comecei a entender onde estava a analogia que meu gerente tentava fazer entre minha postura de trabalho e o comportamento de Steve Jobs. Muitas vezes, fosse numa reunião ou em qualquer outra situação, por mais que eu discordasse ou tentasse colocar minha opinião, o comportamento aprendido com meu pai de ser mais amigável, me impedia muitas vezes de ser eu mesmo e batalhar por minhas opiniões de forma mais incisiva e independente do que as pessoas fossem pensar, havia um filtro no meu comportamento que me impedia de ser o profissional que eu acreditava ser ou que podia ser, e o pior, me impedia de ser o profissional que o mercado de alta performance exigia, ou seja, um profissional assertivo e com resultados.


Este gerente se tornou não só um amigo, mas meu coach, não esses que você paga para te ajudar, mas sim estes que te escolhem, que enxergam em você algo grande e que valha a pena, e me ensinou diversas técnicas de gestão de resultados, métodos de análise de falhas, entre outros pontos técnicos. Mas foi seu método socrático e a arte das analogias, que me fez subir o patamar em gestão de pessoas, me fez um profissional mais refinado e completo, com visão sistêmica e principalmente, um apaixonado por aquilo que faz.


Mas, por que desta história toda? Esta é uma história sobre inspiração, sobre as minhas inspirações, sobre os meus moldes profissionais. Tenho dois personagens que nunca tive e nunca terei a chance de dizer o quão importantes foram na minha formação, na verdade foram personagens que me ajudaram a abrir os olhos para que eu florescesse como pessoa e profissional. Os outros dois, meu pai e meu antigo gerente, estes foram muito mais que uma inspiração, foram os alicerces do que sou hoje, sou muito grato a eles, e pude dizer isso diretamente, e mesmo não trabalhando mais com eles, faço questão de me sair cada dia melhor, pois quero que estes sintam orgulho de terem participado desta história. Nunca copiei nenhuma das quatro inspirações, mas usei o que de melhor cada um pode me ensinar para ser eu mesmo, para ser o melhor que acredito que eu possa ser, tendo a humildade de aceitar que ainda tem muito pela frente, muito a aprender.


Todos nós possuímos inspirações, umas mais relevantes e outras menos, e ao longo da vida teremos novas histórias e aprendizados, novos coachs, nos tornaremos coachs, nos reinventaremos, teremos a oportunidade de inspirar alguém, por isso, não copie ninguém, não inveje ninguém, seja você mesmo, trabalhe duro, deixe suas experiências e o melhor dos outros banhar você com a dádiva do amadurecimento.

36 visualizações

QUERO RECEBER

ATUALIZAÇÕES

Entre na nossa comunidade do Whatsapp

icone whats.png

QUERO PARTICIPAR

DO DIÁLOGO !

Faça parte do nosso grupo no Telegram

icone telegram.png

ESTOU GENEROSO

E QUERO CONTRIBUIR !

Compartilhe seu texto sobre gestão

Icone Email.png

Siga nossas páginas nas redes sociais

icone in.png
icone insta.png
icone face.png
logo_acelera.png